DICAS PARA O TRABALHO EM HOME OFFICE

Dicas para o trabalho em home office
Por Ana Carolina Rabêlo – Gerente de Gestão de Pessoas do SecoviGoiás
Com o avanço da COVID-19 e todas mudanças que ela provocou na vida das pessoas e das empresas, a modalidade Home Office está sendo mais explorada a fim de continuar mantendo tudo funcionando e produzindo. Separamos aqui, algumas dicas para que você trabalhe melhor em casa e equilibre as suas demandas.

Secovi Goiás

MANTENHA SUA ROTINA

• Acorde próximo ao horário normal para iniciar sua jornada de trabalho, respeite seu intervalo de alimentação e seu horário de finalização e descanso. Procure não deixar coisas por fazer e nem exceder para não sobrecarregar.
• Tome um banho antes de começar e não passe o dia de pijama, é importante “virarmos a chave” para iniciar o trabalho e tratá-lo com a devida seriedade.

ESTRUTURE SEU ESPAÇO DE TRABALHO

• Selecione um espaço na sua casa que possa ser sua mesa de trabalho, se possível, em um local mais reservado e que você possa se concentrar.
• Organize sua mesa com tudo que você precisa e deixe-a montada. Coloque computador, caderno, agenda, equipamentos, documentos e todas as ferramentas que você utiliza para desenvolver suas atividades todos os dias.

SAÚDE OCUPACIONAL TAMBÉM PARA O HOME OFFICE

Trabalhar em casa proporciona a sensação de “liberdade”, portanto, é mais importante ainda prestar atenção ao seu corpo para evitar desencadear problemas de saúde.
• Procure trabalhar em uma cadeira com encosto e sente-se de forma correta. Não trabalhe na cama ou no sofá, onde sua postura não fica adequada.
• Quando selecionar seu espaço de trabalho em casa, escolha um local com iluminação suficiente e com o mínimo de barulho possível.
• Faça alongamentos das costas, pescoço, braços, pulsos, quadril e pernas, antes de começar e nos intervalos.
• Procure se levantar de vez em quando e fazer pequenas pausas para pegar um café ou apenas para se esticar um pouco. Evite ficar longos períodos sem se mexer, isso pode causar dores, e problemas de circulação.
• Se hidrate corretamente! Além disso, se alimente de forma balanceada e nos horários habituais para não desregular seu metabolismo.

GESTÃO DO TEMPO E PRODUTIVIDADE

O comportamento perante o trabalho determina o nível de produtividade, portanto, trabalhar em casa exige gerir o tempo e organizar a rotina, além de criar estratégias para minimizar os efeitos das distrações que o ambiente informal e a família causam.
•  Planeje seu dia e organize sua agenda de tarefas, definindo as prioridades.
• Saiba dizer NÃO! No contexto do home office, principalmente para quem tem cônjuge e filhos, é difícil, mas extremamente necessário, saber dizer não às solicitações que não são urgentes e vão quebrar o ciclo do seu rendimento. Hora de trabalhar é hora de trabalhar! Se isso não for internalizado por todos, seus resultados poderão ser comprometidos.
• Determine os prazos de entrega das suas atividades, isso ajuda a ter clareza do nível de foco e comprometimento que você deve ter durante seu expediente.
• Realize um check list ao final do dia para compreender seu rendimento e reconfigurar o modo como você se planeja, se for necessário.

EQUILÍBRIO ENTRE TRABALHO, CASA E FAMÍLIA

Para muitas pessoas a adaptação ao home office não vai ser uma tarefa fácil. Como já mencionamos anteriormente, em casa existem diversos fatores que podem desfocar do trabalho e, para que todos passem por esse período da melhor maneira possível, o segredo é buscar o equilíbrio entre tudo que te demanda dedicação.
• Antes de iniciar esse processo, converse com sua família e procure estabelecer limites com seu cônjuge, filhos e demais familiares que estejam na sua casa nesse momento. Explique que precisa ficar naquele espaço, da hora X até a hora Y para realizar seu trabalho.
• Feito isso, determine um horário para as tarefas domésticas, como limpar a casa, lavar a louça ou a roupa. Organize tudo ou no começo da manhã, antes de iniciar o trabalho ou quando finalizar seu expediente. Não interrompasua concentração para arrumar a bagunça dos filhos ou lavar imediatamente aquele copo que deixaram na pia.
• Para quem tem cônjuge também em situação de home office, o ideal é que cada um tenha seu espaço para o trabalho e que dividam as tarefas domésticas, sempre nos horários acordados.
• No caso dos filhos pequenos que estão em casa em tempo integral, organize uma rotina de atividades para eles também. Tente manter um cronograma de estudos, mesmo com as escolas fechadas, inclua as crianças nas obrigações domésticas, dentro de suas possibilidades, e organize jogos e brincadeiras para que elas se distraiam enquanto você trabalha, existem várias dicas disponíveis na internet para os pais reproduzirem.
• Ao final do seu expediente, procure realizar atividades em família. Evite trabalhar mais do que o necessário para não comprometer o relacionamento interpessoal.
A dica final é ter muita paciência e empatia! Esse processo é novo para muitas pessoas e altera de forma significativa o nosso funcionamento e o da nossa casa. Priorize sempre a comunicação com a família, com seus gestores e colegas de trabalho para que tudo esteja alinhado e as coisas estejam acontecendo conforme esperado. Um cuida do outro!

Por Ana Carolina Rabêlo – Gerente de Gestão de Pessoas do SecoviGoiás
2020-05-27T11:29:14+00:00 quarta-feira, 27 maio, 2020|Arquitetura, Construção, Engenharia|
WhatsApp chat